Observação e Foco

O único fim da meditação é a meditação em si mesma, quer dizer, que é um erro buscar objetivos e metas ou resultados. É o que é em cada momento, no aqui e agora, sem nenhum julgamento e nenhuma busca concreta. Só observar e focar.
Nem mesmo é estar em estado de calma, pois algumas vezes a observação nos provoca desconforto e agitação que devemos observar antes de querer descobrir o “porquê”, o “para que” e o “como”. É simplesmente não chegar a nada, porém tranquilo com a mente e o ambiente sendo observado.
A habilidade de focar e ocupar esse foco como uma plataforma interna para observar os próprios pensamentos e sentimentos irem e virem, sem ficar enredado por eles.

Meditação é consciência, observação e atenção plena.

Muitas pessoas não conseguem esse estado meditativo da observação porque se restringem à visão, se não esteriotipada ao menos simplista, da meditação silenciosa que é praticada por monges, mestres e pessoas iniciadas.
O estado meditativo pode estar na dança, na caminhada, na contemplação do ambiente que nos rodeia, no amor que fazemos, desde que sejamos capazes de colocar intenção e presença.

Permita-se! Experimente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *